quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Oficina sobre grêmios no Recanto Primavera foi um sucesso

O Grêmio Ágora, da Escola da Vila, participou na terça (dia 15) de duas rodas de conversa sobre Grêmios Estudantis no Recanto Primavera, que tem um espaço muito legal. Vários adolescentes participaram e se interessaram. Conversamos bastante sobre o que é um grêmio, qual o seu papel e importância dentro da escola como organização política. Também discutimos sobre as leis que garantem esse direito aos estudantes desde o fim da ditadura e quais são os primeiros passos para começar um grêmio na escola. Muitos diretores dificultam ou proíbem a formação de grêmios nas escolas, apesar de serem obrigados a dar aos estudantes as condições necessárias para a sua organização. (Lei Nº 9.394 de 20 dez.1996).
Constatamos que vários problemas das escolas públicas da região poderiam ser resolvidos ou encaminhados a instâncias superiores com a atuação de um grêmio estudantil, tanto na parte estrutural da escola, quanto nas relações entre professores e alunos, entre os próprios alunos e entre os alunos e o espaço escolar.
O grêmio é uma voz mais forte para os estudantes e ressalta o lado político desse espaço, abrindo novos caminhos para a resolução de conflitos, atendimento e apresentação das demandas dos alunos e até mesmo de transformação social para fora dos muros da escola.
Alguns dos participantes já se interessaram de imediato em formar ou reestruturar o grêmio de suas escolas e lutar por seus direitos. Esperamos voltar mais vezes ao Recanto para acompanhar esse processo. O próximo passo agora é fazer oficinas como essa nos colégios da região tentando mobilizar os estudantes para reorganizar ou formar seus grêmios. Já temos vários convites.
Nosso projeto de união regional de grêmios, a Poligremia, vem aí...

Para mais informações sobre o que é um grêmio, como formar um e qual sua importância, acesse http://www.soudapaz.org/Default.aspx?TabId=1071&language=pt-BR&CategoriaID=98 .

2 comentários:

  1. Pessoal do Grêmio Ágora e do Recanto Primavera: Parabéns e Obrigada! Foi muito bom ler este post!!!! A Semana do ECA no Butantã é um sucesso porque ela dá oportunidade e provoca que aconteçam coisas como esta e aí dá um orgulho tão grande de ter uma participaçãozinha nisto! Valeu a pena! Muito!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos jovens, meninos e meninas! É inacreditável que ainda nos dias de hoje exista falta de liberdade nas escolas.Tomara que o projeto de voces dê certo e que cada vez mais tomem às escolas em suas mãos. Quero ser convidada para o lançamento da Poligremia.
    abraços
    Darci

    ResponderExcluir